O aço é um termo coletivo que há em muitos materiais e ligas diferentes. Aços e ligas de aço são usados em áreas onde a força é necessária e que estão sujeitas a alta carga, desgaste, e altas temperaturas. Alguns dos tipos de aço e ligas utilizadas na construção de aviões são listados abaixo:
Aços de alta resistência servem para fazer conexões e acessórios que estão sujeitos à cargas de tração. Alguns aços de alta resistência têm propriedades pobres contra rachaduras, e as cargas em excesso do nível de estresse do material resulta em rachaduras ao longo do caminho de estresse, ao invés de deformação através de alongamento, dobra, ou flambagem.
Os aços inoxidáveis são caros, mas têm uma elevada relação resistência-peso e pode resistir à altas temperaturas. Em muitos casos, o aço inoxidável é resistente à corrosão. Estas propriedades permite que os designers utilizem o aço inoxidável em berços de motor, dutos de ar quente, e bordos de ataque.
As ligas de titânio são amplamente utilizadas na fabricação de aeronaves modernas pois são resistentes a alta temperatura, de até 400 ° C, possui uma resistência excelente à corrosão e excelente resistência proporcional ao peso. A liga de titânio Grau 6 Ti-5Al-2,5Sn é utilizada em turbinas à gás, motores de foguetes e membro de estrutura de avião, além de algumas aplicações na indústria química.
Ligas de níquel são usadas apenas onde a temperatura ambiente é elevada e a resistência à deformação é um fator importante. As suas utilizações são normalmente restritas para as partes mais quentes da turbina de gás motor e seu conjunto.
O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes. É muito suave e não muito resistente, embora tenha propriedades resistentes à corrosão.
Quando o alumínio é ligado com 4% de cobre (AI-Cu) a liga resultante tem uma baixa razão força-peso menor, uma boa resistência à fadiga e é mais fácil de utilizar na fabricação, uma vez que é mais suave do que as ligas de AI-Zn. Este material é frequentemente chamado de duralumínio e é amplamente utilizado na produção da aeronave.
O alumínio em liga com magnésio, AI-Mg, resulta numa liga de baixa resistência que pode ser soldada.
Ligas de folha de alumínio são revestidas com alumínio puro para melhorar a resistência à corrosão este é denominado Alclad.
Uma das propriedades das ligas de alumínio é aumentar a sua resistência à tração quando a temperatura diminui. Outra propriedade é a capacidade que o material possui é alongar-se com um aumento e diminuição de temperatura. Estas propriedades, entre outras, deixa claro que é uma excelente liga de alumínio, a partir da qual pode fabricar muitas peças de aeronaves.
Liga de magnésio tem uma relação muito boa resistência-peso (alumínio é 1,5 vezes mais pesado), mas ele tem muito pouca resistência à corrosão (evitar água salgada). Ele também tem propriedades elásticas muito pobres, e suas chapas são propensas a rachaduras quando sujeitas a vibrações.
Vantagens da liga de alumínio: Boa resistência mecânica; Resistente à corrosão; Material homogêneo; Leve em relação à madeira; Diversidade de estudos sobre o material; Baixo custo; Construção facilitada em larga escala; Condutor de eletricidade; Facilidade de usinagem.
Muito bom!
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