O sistema de freio é o sistema responsável pela desaceleração da aeronave. Cabe a ele fazer com que o a aeronave saia da condição de voo e pare em segurança.
Basicamente o mecanismo de frenagem de uma aeronave pode se dar das seguintes formas:
1. Tambor
2. Disco de Freio
3. Fluxo Reverso
4. Freios Aerodinâmicos
O uso de cada um deles é definido baseado no tipo de operação que a aeronave será submetida. E deverá por motivos de segurança ser redundante para que se houver falhar o sistema não seja totalmente perdido .
Tambor
Este é o sistema mais simples de frenagem na aviação. Seu funcionamento se dá quando as sapatas que estão dentro do tambor são empurradas em direção as paredes internas no tambor e dessa forma o desacelerando.Esse tipo de freio é mais encontrado em aeronaves de pequeno porte e seu funcionamento é idêntico ao freio automotivo.
A sua eficiência também é reduzida e é por conta disso que se criou o sistema de freio a disco que por sinal se mostra muito mais eficaz e mais compatível com o princípio do anti-skid system.
Discos de Freio
Esse tipo de freio funciona com o princípio simples: O disco gira juntamente à roda entre as pastilhas de freio e quando os freios são aplicados as pastilhas comprimem o disco de forma a desacelerar sua velocidade.
O tipo de freio a disco mais utilizado na aviação comercial é o freio de múltiplos discos. Eles são indicados para trabalhos árduos e intensos e possuem boa capacidade de refrigeração.
Seu funcionamento é bem similar ao de disco único, mas não são utilizas pinças para aplicação do freio e sim pistões acionados hidraulicamente.
Sistema de freio com múltiplos discos |
Composição Material
Pode-se utilizar ferro fundido na sua fabricação ou compostos cerâmicos, como exemplo, o carbono. Este por sua vez tem se mostrado uma excelente opção por diversos fatores como melhor calor específico e melhor condutividade térmica.
Seu uso aumenta em 30% a durabilidade e embora seu valor seja maior, ainda sim é mais acertado seu uso por conta da redução do tempo em que a aeronave deve fazer manutenções e maior eficiência de frenagem.
Porém existem alguns problemas como a perda de resistência por oxidação e perda temporária da capacidade de frenagem por conta de contaminação de umidade.
Anti-lock Braking System (ABS)
É o sistema que impede as rodas do trem de pouso se travarem, dessa forma optimizando ao máximo a frenagem da aeronave. O Anti Skid System é um sistema bem simples, composto por um Wheel sensor, uma Control Unit e uma Control Valve, sendo o Wheel sensor responsável por ‘’sentir‘’ o travamento da roda, a Control Unit responsável por por monitorar os sensores e a Control Valve por administrar na medida do necessário o acionamento do freio.
Esse sistema passa a funcionar antes mesmo de a aeronave pousar, impedindo assim que a aeronave toque o solo com os freios aplicados e derrape.
Diagrama de frenagem automática e anti-derrapagem |
Reversor de Empuxo
O sistema de reversão de empuxo é uma modificação de caráter temporário na operação do motor da aeronave e que tem por missão colaborar na frenagem das aeronaves utilizando os gases resultantes da combustão. Embora tenha uma grande utilidade, ainda é um equipamento opcional em uma aeronave, uma vez que sua atuação não é responsável pela maior parte da frenagem.
O nome reversor de empuxo insinua que o fluxo de ar é todo defletido para a frente, mas o ângulo de reversão é de 45 graus e sua aplicação pode contribuir com até 20% da força de frenagem do avião em pista seca e em pista molhada pode chegar a 50%
Funcionamento
O reversor tem sua aplicação imediatamente após o toque da aeronave, muitas vezes junto com os spoilers, com o intuito de aumentar a desaceleração da aeronave durante o pouso. O reverso é acionado manualmente através da manete de potência e quando em funcionamento, os passageiros ouvem um aumento imediato no ruído do motor.
O fato de ser um opcional, faz com que sua aplicação seja facultativa e nos cálculos de pouso ele não é mencionado pelo mesmo motivo.
Uma vez que a aeronave tenha reduzido sua velocidade abaixo 60 kts, o reversor é desligado para evitar que o fluxo de ar invertido contribua na ingestão de detritos a fim evitar danos ao motor.
Tipos de Reversores
Atualmente dois tipos de reversores tem sido usados:
Blocker Door
Nesse tipo, o fluxo de ar é bloqueado após a seção de escape do motor e direciona o fluxo de ar por meio das Cascade Vanes.
Reversor do tipo Concha:
Nesse tipo, o fluxo de ar é direcionado para fora do motor por um defletor, em forma de cone invertido
Para os aviões turbo hélice, o reverso tem um sistema bem mais simplificado. Quando a aeronave toca o solo o ângulo de passo das hélices são modificados de forma que ao invés de produzirem tração, passam a empurrá-lo para trás.
Freios Aerodinâmicos
“Quando aplicado às aeronaves, os freios aerodinâmicos significam qualquer sistema de dispositivos que retardam a velocidade aérea e que servem para aumentar a resistência no avanço do avião durante um planeio, pouso ou manobra. Os freios aerodinâmicos têm sido confeccionados como superfícies que podem ser projetadas além da asa e da fuselagem para dentro da corrente de ar, ou montantes que têm grandes carenagens que devem ser abertas ou giradas a fim de fornecer resistência adicional. O termo freio aerodinâmico é algumas vezes usado quando se faz referência aos flapes das asas.”(Definição da ANAC à respeito dos freios aerodinâmicos)
Embora os flapes e o trem de pouso funcionem como Speed Brakes por conta o arrasto que geram, os verdadeiros Speed Brakes são os Spoilers. Esses dispositivos são peças móveis que são posicionadas no extradorso da asa e atuam diminuindo/quebrando o fluxo de ar da camada limite quando são acionados. Eventualmente são utilizados como superfícies de controle primárias como é possível citar o Mitsubishi - MU2 B.
Referência: Jeppesen, Airframes and Systems
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