Impulso máximo na decolagem: O impulso máximo para decolagem, é normalmente limitado a cinco minutos.
Impulso máximo para rolagem : O impulso máximo que é admitido durante a rolagem.
Empuxo máximo continuo: O esforço máximo certificado para uso contínuo.
Empuxo máximo de subida: O esforço máximo aprovado para subidas normais.
Empuxo máximo de cruzeiro: O esforço máximo aprovado para operação de nível de cruzeiro.
Quando pronto para decolagem, mova os manetes de uma forma suave e firme para a posição de decolagem. Com o avanço dos manetes, o piloto deverá monitorar os instrumentos para garantir que o motor esteja funcionando corretamente. Obter dados de rotação, pressão e temperatura (TIT - Tubine Inlet Temperature e ITT - Interstage Turbine Temperature) empregado pelos motores, enquanto a aeronave está parada ou logo depois que a aeronave começar a rolar, desta maneira o impulso necessário estabiliza bem antes da aeronave sair do solo, não há mais ajustes necessários até que a aeronave atinja nível de cruzeiro. Durante todas as decolagens os instrumentos do motor devem ser cuidadosamente monitorados e tomadas medidas para que o limite do motor não seja ultrapassado. No impulso até o momento que aeronave decola , um motor está operando mais perto de suas capacidades físicas e estruturais do que durante qualquer outra fase de sua operação. A temperatura interna do motor, mais do que qualquer outra coisa, afeta a vida útil do mesmo. Altas temperaturas encurtam a vida dos bocais das turbinas, discos e lâminas. Devido a esses fatores o avanço do manete e limitado a cinco por cento. Quando pistas longas estão disponíveis, há possibilidade de decolagens reduzidas, consequentemente uma quantidade de empuxo para uma porcentagem menor. Isso aumenta a vida útil do motor.
SUBIDA
Ao subir com ajuste de velocidade constante , a temperatura do ar externo diminui, e o compressor do motor tende aumentar os ajustes de pressão ou mistura somente as que são necessárias, esse ajustes são feitos de acordo com alta velocidade de subida ou longo alcance na subida. Constantemente monitorar as temperaturas dos gases de escape (EGT) para ficar dentro dos limites de funcionamento do motor. Também monitorar o fluxo de combustível uma vez que este proporciona um bom controle sobre a operação do motor. Um dos primeiros sinais de mau funcionamento do motor ou problemas de controle de combustível é o fluxo de combustível anormal ou irregular.
NÍVEL DE CRUZEIRO
Uma vez definido o impulso para obter a velocidade de cruzeiro desejada, os manetes podem permanecer fixos durante todo o voo cruzeiro. A quantidade de combustível consumido durante um curto voo representa apenas uma ligeira diminuição de peso da aeronave. Em voos mais longos, a queima do combustível resulta de um decréscimo considerável no peso da aeronave em comparação com o peso de decolagem, a velocidade da aeronave tende a aumentar. No entanto, manter a velocidade de cruzeiro constante alcança uma economia ótima e eficiência operacional. Por consequência, reduzir periodicamente a pressão de admissão, o que resulta em menores custos de combustível e aumento da vida útil do motor.
Procedimentos de descida padrão para aeronaves com motores turbo-jato exigem relativamente alta taxa de velocidade na descida. Isso reduz o estresse no motor e permite a ação rápida durante uma emergência. Durante a parte inicial da descida, os manetes geralmente permanecem na posição de cruzeiro. Quando em altitudes mais baixas, retardar a aceleração suavemente e lentamente (se as condições permitirem). Movimentos lentos dos manetes reduzem mudanças rápidas da temperatura no motor e deixa a regulação sistema em plena preservação
APROXIMAÇÃO E POUSO
Durante a aproximação e pouso, uma resposta rápida do motor a movimentos dos manetes de potência, pode ser requerida. A utilização de pás de estator variável permite esta resposta rápida e garante o funcionamento free-stall. É uma boa técnica operacional para manter a velocidade do motor elevada, com nível adequado em toda operação, para reduzir o tempo de resposta do motor quando as mudanças e impulso rápido são necessários. Os manetes de potência devem estar em posição intermediária, pois assim que necessário as retomadas do voo serão eficazes. No caso do motor a pistão a mistura de combustível deverá ficar sempre na posição rica.
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