quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Performance e suas velocidades.


Velocidade é a alma do voo, sem ela não há sustentação, sem sustentação não há voo. As máquinas que hoje existem foram convertidas em sucesso por um único pensamento: Ao empregarmos velocidade a um corpo, este poderá se sustentar no ar (fluído) independente de sua forma mesmo que seja por fração de segundos. Foi esse o feito de vários entusiastas da aviação no século XX, quem se deu bem foi o nosso compatriota Dumont. Os mecanismos de propulsão foram se desenvolvendo tal qual a reformulação das margens de segurança, acompanhada de limitações impostas nos equipamentos e, por conseguinte padronizado nos manuais. Entre os limites destacarei nesse artigo as velocidades, o que “faz voar” além de ser importante em todas as fases do voo, desde o momento “Brakes Release” até “Brakes applied”.

Indicated Airspeed (IAS) – É a velocidade de indicação da pressão dinamica no tubo de pitot. Chega diretamente aos olhos da tripulação através do Airspeed Indicator.
 
Principio de funcionamento do tubo de pitot.



Calibrated Airspeed (CAS) – Essa velocidade é derivada de erros técnicos  refletidos nos instrumentos da aeronave, relacionada diretamente com a velocidade indicada mais a devida correção. Quase todas as V velocidades utilizadas em performance (como VR e V1) são velocidades calibradas. A única exceção é a VMO, a velocidade máxima de operação, pois é uma grande velocidade, e o ar é compressível. A VMO é considerada uma velocidade equivalente.


Equivalent Airspeed (EAS) – É a velocidade calibrada corrigida para compressibilidade.


True Airspeed (TAS) – A verdadeira velocidade que a aeronave se encontra, é dependente e inversamente proporcional a densidade do ar. Na fórmula abaixo, podemos fazer o cálculo real onde p representa a densidade.




Mach Number (M) – É a razão da velocidade verdadeira (TAS) para a velocidade do som naquele momento(a velocidade do som é variável com a temperatura).

Número Mach = Velocidade Verdadeira/Velocidade do Som

Nenhum comentário:

Postar um comentário