Durante o voo, as forças que atuam nas aeronaves são
sustentação, arrasto e peso, no voo motorizado, tração que trabalharemos separadamente em outra postagem.
Peso
Um avião tem massa, que quando atuada por gravidade
produz o peso. O peso de um avião sempre atua verticalmente para
baixo do centro de gravidade.
A aceleração da gravidade é considerada constante. O
valor de G a ser usado é 9.81 m/s², a qual muitas vezes é arredondada para 10
m/s².
Um avião com massa de 60 000 tem um peso 60 000 kg x 9.81
ms² = 588 600 N.
Sustentação
A
distribuição de pressão em volta da asa (área da asa S), tem uma total reação
ou força aerodinâmica, a qual atua pelo centro de pressão.
A sustentação (lift) é a componente de força é
perpendicular ao fluxo de ar. O vento relativo é sempre oposto à direção do
voo. Em voo nivelado o fluxo será sempre na horizontal.
O tamanho
da força de sustentação depende da velocidade calibrada (CAS) ao quadrado, área
da asa, e o coeficiente de sustentação.
Se a
velocidade calibrada dobra, a sustentação se torna quatro vezes melhor (2²).
Outra relação fundamental é que, se a velocidade calibrada decrescer pela
metade, o coeficiente de sustentação deverá aumentar por quatro (entre aumento
do ângulo de ataque ou aplicação de flap).
Arrasto
Arrasto é
a componente cuja reação aerodinâmica se deve a fluxo paralelo para o vento
relativo.
Fique
ligado no blog para continuação dos assuntos.
Imagem disponível em Jeppesen Performance ATPL Training.
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