Há situações em que a tripulação pode perder controle
da situação, se não tiver uma boa percepção de alguma anormalidade que
eventualmente venha a ocorrer. O rolamento dinâmico se enquadra dentro dessas
condições anormais de operação e requer atenção dobrada durante o pouso, pois
uma execução errônea do piloto na aterragem poderá levar o helicóptero ao
fenômeno de rolamento, excedendo o ângulo crítico de rolamento dinâmico e
estático.
A tendência das aeronaves em retornar a posição
inicial sendo equilíbrio estático positivo, faz com que o CG acompanhe o
movimento, ficando sobre o ponto de rolamento. Se o corpo for demasiadamente
inclinado, ele tenderá a se afastar cada vez mais da posição inicial, irá cair.
Se for diminuído, o corpo retorna.
Passando do limite entre 30 e 35 graus, cujo ângulo de
rolamento estático se encontra. O CG numa situação adversa irá para o ponto de
rolamento, fazendo com que o peso aumente a inclinação. Derivando da velocidade de rotação, do peso
bruto e do empuxo do rotor, o ângulo de rolamento dinâmico é excedido em torno
de +-7º.
No ângulo de inclinação máxima do rotor principal, a
situação se torna irreversível, pois o lado inclinado terá velocidade angular,
ou seja, o empuxo “vetorado” combinado com a trajetória da componente peso e o
momento de inércia (atuação do batente do cíclico será nula) poderá efetuar a
capotagem como consequência nos helicópteros.
Ao entrarmos numa condição de visibilidade restrita
para pouso, como tempestade de areia. Nesse caso há uma grande chance tocar o
solo com apenas um esqui ou trem de pouso teremos um novo eixo em relação a essa
única superfície. Se o empuxo da aeronave estiver acelerado a sustentação será para
o lado em que o cíclico estiver direcionado. Para corrigir a tendência o piloto
deverá abaixar o coletivo de maneira rápida para que o vetor peso possa se sobressair
assim o helicóptero toca o solo de maneira uniforme. Na decolagem de terrenos inclinados
(morros), a operação também é cautelosa devido ao fato de que o helicóptero irá
sair do solo com apenas um esqui, se nada for feito com o cíclico. Portanto,
para evitar o fenômeno, o cíclico deverá ser levado para o lado onde está o
ponto mais elevado do relevo.
Foi desenvolvido por
engenheiros da Augusta Westland um software 3D para que pilotos que operam em
condições de visibilidade restrita, como deserto e neve possam executar com
mais precisão. “As imagens são mostradas
no display do capacete vão sendo ampliadas, aproximando-as do tamanho real, e
também fornecem informações relevantes que permitem que o piloto analise
rapidamente a altura, a velocidade e vento”. As informações enviadas ao
piloto acabam substituindo a visão real do solo quando este está coberto pela
areia ou pela poeira.
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