sábado, 29 de agosto de 2015

Um pouco da filosofia de cabine da Embraer e seus E-Jets



A EMBRAER (E190 - 195) adota a filosofia do “Dark and Quiet Cockpit”, ou seja, presume-se que todos os sistemas estão funcionando corretamente quando não há nenhuma luz acesa no overhead, main, glareshield e no control pedestal.
Além disso, uma barra branca tracejada acenderá quando qualquer botão não estiver na posição correta.
A intensidade das luzes nos diversos painéis do cockpit podem ser ajustadas através de 3 knobs (botões) presentes no overhead panel. Além disso, há botões para que seja feito o teste de luzes.
A luzes de emergência também podem ser desligadas de acordo com o piloto através de um switch com 3 posições: off, armed e on. A padronização de cores das luzes de emergência dos aviões 190/195, basicamente, são:

VERDE/BRANCA – Funcionamento correto.
ÂMBAR – Funcionamento próximo aos limites de risco.
ÂMBAR TRACEJADO – Informações inválidas ou não possíveis de serem medidas.
VERMELHA – Limites operacionais excedidos.



SISTEMA HIDRÁULICO: O sistema hidráulico do 195/190 é composto de 3 sistemas hidráulicos independentes que fornecem força para diversos componentes: controles de voo (aileron e profundores), spoilers, trem de pouso, trem de pouso dianteiro ou direcional, freios e reversores.
O funcionamento do sistema hidráulico é basicamente todo automático, podendo ser também operado diretamente pelo piloto selecionando as opções ON nos switches (botões) do sistema. Apesar disso, o manual recomenda o funcionamento automático selecionando a opção AUTO nos knobs de seleção. Os 3 sistemas hidráulicos não possuem comunicação de fluido entre eles. Os parâmetros do sistema hidráulico estão disponíveis no MFD seguindo o padrão de cores de emergência já citado, com adição da cor CIANO que indica que o sistema precisa ser reabastecido de fluido.

ACIONAMENTO: O sistema de acionamento do 195/190 consiste em: ATS (air turbine starter) e SCV (starter control valve). O sistema pneumático fornece sangria de ar para o ATS para iniciar a rotação do motor e dar início à partida. O FADEC (Full authority digital engine (or eletronics)) abre a SCV fornecendo sangria de ar do APU (Auxiliary Power Unit), de uma fonte no solo ou do motor oposto. A partir daí, o ATS (air turbine starter) acelera o motor até uma RPM que seja possível ele se auto sustentar. O acionamento dos motores é praticamente automático, sendo o mesmo monitorado pelo FADEC, diminuindo a carga do piloto.

FLY-BY-WIRE: Os comandos de voo primários e secundários do 190/195 são todos atuados através de Fly-By-Wire, com exceção dos Ailerons, que são comandos através de cabos de comando convencionais e atuadores hidráulicos.

ESTOL: Assim como projetos da Airbus, os Embraer 190/195 também possuem um sistema de prevenção de estol, que limita o ângulo de ataque que o piloto pode determinar a aeronave, impedindo que a aeronave entre em atitude de estol. Além disso, o avião possui um sistema de stick shaker que avisa ao piloto que a atitude de voo é insegura e que pode resultar em um estol. É importante ressaltar que a limitação do ângulo de ataque só ocorre a partir do momento que o stick shaker é acionado.



AUTO THRUST: No jato 190/195 o controle automático de velocidade é feito através do autothrottle que movimenta as manetes de potência automaticamente de acordo com a velocidade selecionada pelo piloto no painel do piloto automático. Vale ressaltar que, diferentemente do Airbus, as manetes de potência se movimentam sozinhas e não permanecem estáticas. Esse sistema pode ser desacoplado a qualquer momento, dando autonomia ao piloto quando se trata de potência do motor.

SISTEMA DE ANTI-GELO: O sistema anti-gelo do 190/195 é feito através de aquecimento, através de resistência elétrica, para algumas estruturas como: tubo de pitot, tomada estática, parabrisas e para a água que é utilizada na aeronave. Além disso, o sistema de prevenção de gelo fornece proteção pneumática para os “engine cowls” e para os “wing slats”. Os parâmetros do sistema anti-gelo são mostrados em uma página do MFD (Multi-function display) com os padrões de cores de emergência já citados. O funcionamento padrão do sistema é todo automático.

IMPORTANTE: “Critical systems give total authority to the pilot by employing intuitive procedures for maximum airplane performance with minimum workload. Cockpit design facilitates simple tasks as much as possible, thus leading to increased control of situation and systems. Automation is used only to improve the task accomplishment, complementing but not substituting for the crew.”
De acordo com o manual, em casos críticos, é dada completa autonomia ao piloto para que ele empregue procedimentos intuitivos e tire a máxima performance da aeronave, exemplificado no Boeing 737-800, e diferente da Airbus em determinados casos. Ainda de acordo com o manual, a automação serve somente para facilitar e melhorar o cumprimento de tarefas no cockpit e não para substituir a tripulação.

Acompanhe no vídeo abaixo, informações complementares do Embraer 190.



EMBRAER, Airplane Operations Manual.

3 comentários:

  1. Gosto de mas da aviaçao,ainda que eu nao fale ingles,mesmo assim assisto o video dos pilotos da aeromexíco e essa belissíma awronave 195 da embraer,todos sistemas fly by wire,fadec,ats,scv,apesar de nao entender muito gosto de ler e de alguma forma aprender.ass;Tico piloto virtual de celulares androide de xplane10 e RFS real flight simulator.obrigado gente..boa..

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  2. Meu sonho é entrar em cockpit de uma aeronave de medio ou grande porte e escutar o sistema EGPWS dizendo pra mim; e dizer; "sky! Sky! Nao tenha medo da gravidade meu pequeno anjo" eu diria!segure nas minhas maos,o grande anjo tecnologico.

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  3. Se alem ler esse comentario e ver se pode realizar o meu sonho,eu serei grato a Deus e a vc,nuito obrigado.81 984063787 ou tambem conhecer a fabrica da embraer em sao bernado do campo-SP ou a uniAzul em campinas ver de perto aqueles maguinifícos simuladores de Airbus e embraer.

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