Existem
quatro principais tipos de formação de gelo: geada, escarcha, misto e o claro
ou liso. Cada um desses está associado a diferentes condições meteorológicas,
pois dependem da temperatura e precipitação. É importante para nós, que
saibamos identificar, e como lidar com o gelo e seus diferentes tipos.
Geada
Cristais
de gelo formam a partir da sublimação quando vapores de água são submetidos a
temperaturas abaixo de 0ºC. Isso forma uma estrutura cristalina. Embora não
seja uma formação severa com grande camada, ela enruga a superfície da
aeronave.
Geralmente
é formado em noites claras de inverno quando a temperatura cai devido à
temperatura de radiação para o espaço. O mesmo tipo de formação de gelo pode
ocorrer na aeronave em voo, quando uma aeronave desce através de ar quente e úmido,
ou uma aeronave com superfície fria decola e passa por uma inversão térmica (ar
frio no solo e quente acima).
Gelo escarcha
Gelo opaco é um
termo dado para representar uma estrutura de gelo de cor branca e áspera. Este
gelo pode ser formado em altitude ou em solo. No solo, forma-se quando a
temperatura do ar encontra com a temperatura do ponto de orvalho, causando nevoeiro,
e depois que cai abaixo de 0ºC, ocasiona no congelamento desse nevoeiro. O
nevoeiro é formado por gotículas de água que são resfriadas, mas não chegam a
congelar. No entanto, qualquer superfície mais fria que estas gotículas possam
tocar poderão se congelar, formando o gelo opaco. Tem a mesma consistência que
o gelo formado no congelador.
Em voo, este tipo
de formação de gelo forma no bordo de ataque de uma aeronave quando essa voa
através de nuvens de baixa densidade com gotículas de água resfriadas. As gotas
se congelam ao entrar em contato com o bordo de ataque, e consequentemente
outras gotas que tocam o gelo já formado continua a aumentar o volume de gelo.
Gelo cristal
É
também conhecido como gelo liso ou claro. Este tipo de gelo forma uma transparente
folha de gelo e pode ser formado no solo com uma chuva de granizo. No contato
com, outro objeto, as gotas de água começam a congelar, mas não instantaneamente.
No
voo, gelo claro forma-se quando grandes quantidades de gotas congeladas
impactam contra a estrutura da aeronave em temperatura entre -3ºC e -8ºC. Como já
dito anteriormente, não é um congelamento instantâneo, pois há um aumento do
calor latente, impedindo que a gota seja congelada totalmente. Isso permite que
o ar saia dessa bolha para formação lenta e lisa desse tipo de gelo.
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