ROTEIRO:
- PERIGO DA TURBULÊNCIA PARA OS
HELICÓPTEROS;
- O QUE CAUSA A TURBULÊNCIA? ;
- TIPOS DE TURBULÊNCIA E SUA
SEVERIDADE PARA OS HELICÓPTEROS.
Na maioria das vezes quando citamos o
termo “turbulência” as pessoas logo pensam nos aviões comerciais e como ela é
realmente desagradável pelo chacoalhamento. Muitos se desesperam e acham
realmente que a aeronave irá cair, mas estudos feitos pela NOAA (National
Oceanic and Atmospheric Administration) “http://www.liveleak.com/view?i=a9f_1335390665” provam que se um avião cair ou se
acidentar devido a uma turbulência é muito difícil ou quase impossível, a não
ser pela turbulência ocorrida dentro das nuvens do tipo cumulonimbus
(explicaremos a frente sobre os tipos de turbulência), que podem danificar seriamente
qualquer aeronave.
Aviões comerciais são máquinas
desenvolvidas para serem estáveis positivamente, ou seja, possui a tendência de
voltar a sua posição original antes da aplicação de comando sobre a mesma, mas
raramente, escutamos falar sobre o perigo da turbulência para as aeronaves de
asas rotativas que não são tão estáveis devido à sua manobrabilidade. Os
helicópteros representam menos da metade da aviação mundial e não recebem a
atenção que deveriam, quando recebem, são notícias de incidentes ou acidentes
dos mais diversos.
As turbulências são causadas a partir de “flutuações casuais do fluxo de
vento, as quais são instantâneas e irregulares” (SONNEMAKER, João Baptista, LIVRO
METEOROLOGIA, EDITORA ASA, 31ª Edição). A partir dessa definição podemos
entender como as aeronaves são afetadas pela turbulência e como esta é
desastrosa para os helicópteros. As flutuações são capazes de chacoalhar uma
aeronave para cima e para baixo que, segundo o relato de um comandante ao site ASK THE PILOT (http://www.askthepilot.com/questionanswers/turbulence/), a variação vertical de um avião
chega a 40 pés! Para o helicóptero, é crítico sofrer essa variação brusca,
tanto para cima quanto para baixo. Para cima poderá ocorrer o efeito de mast bumping em rotores semirrígidos (explicaremos detalhadamente
sobre esse efeito no estudo de caso dos acidentes causados pela turbulência),
para baixo causará um fator de carga menor que 1G na aeronave, levando a uma
área de baixa pressão na área do rotor principal sendo este incapaz de gerar
sustentação para o helicóptero podendo estolar, e consequentemente, entrar em
atitude anormal.
O tipo de turbulência citada acima é do
tipo convectiva, causada pela instabilidade do ar (gradiente térmico maior que
1°C/100m) proveniente do aquecimento do solo, por sua vez aquece o ar e sobe
pois é menos denso que o ar frio superior que desce. Ocorrem dentro e fora de
nuvens como as cumulonimbus, se dentro desta a aeronave sofrerá severos danos
pois possivelmente encontrará formação de gelo e granizo.
Em montanhas, devido à diferença de
pressão entre o topo e sua base, temos deslocamento de correntes de vento que
sopram perpendicular às encostas. Uma aeronave passando próxima a esse tipo de
relevo pode sentir a turbulência. Esse tipo de turbulência é classificada como
orográfica. Consequência desse
tipo de turbulência foi sofrida pela aeronave de matrícula PR-MXM, modelo R66
em Mangaratiba-RJ, provocando o mast
bumping no helicóptero e
fazendo com que se partisse em três pedaços em pleno voo.
Temos também a turbulência associada às
frentes frias, que basicamente é a ascensão do ar quente proveniente das
regiões mais baixas sobre a massa de ar frio, isso caracteriza uma turbulência
frontal.
A turbulência cortante de vento é uma das
mais severas pois ocorre próxima ao solo e prejudica aproximações e decolagens
devido à grande variação da direção e velocidade do vento, se muito forte e
próxima ao solo poderá levar a aeronave à uma atitude anormal e fazê-la colidir
com o mesmo.
O único tipo de turbulência causada
diretamente pela ação do homem são as de esteira de turbulência. Causada na
maioria das vezes por aeronaves de asa fixa, será prejudicial às aeronaves
menores que estiverem na mesma trajetória da aeronave causadora da turbulência.
A intensidade da esteira variará de acordo com a diferença de peso da aeronave
causadora e da aeronave que sofre com a esteira de turbulência, quanto maior o
peso da primeira e menor o peso da segunda, maior será os efeitos sofridos
sobre esta. Os helicópteros precisam ficar atentos às esteiras de turbulência,
pois em sua maioria são aeronaves leves e sensíveis à pequenas variações de
vento.
Para ter-se noção, as turbulências são
classificadas em leve, moderada, forte e severa e têm seus parâmetros baseados
na variação da velocidade indicada da aeronave que sofre com elas, a
intensidade variará com o porte da mesma:
· 5 a 15 kt - leve
· 15 a 25 kt - moderada
· > 25 kt – forte
Em breve estudaremos de forma mais
aprofundada o mast bumping, em quais condições climáticas ele
poderá ocorrer, como evitá-lo e como sair da condição de voo específica em que
ele ocorre.
How to Make Money with Money - How To Make Money - Work
ResponderExcluirWhat is the easiest way 1xbet korean to make money from casino games? This is one of the easiest ways to make 바카라 사이트 money with money online. The หาเงินออนไลน์ first thing you