Segundo
FAR (FAA Regulations), órgão regulamentador das operações aéreas civis no
Estados Unidos. Uma aeronave que
contenha peso máximo de decolagem acima de 5700 kg deve obrigatoriamente ser
provida de limpadores de para-brisas para as duas posições de cabine.
Windshield wipers (limpa pára-brisas) – Mesmo mecanismo utilizado nos
carros, o limpador de pára-brisas. Esses podem ser controlados eletricamente, mecanicamente
ou hidraulicamente. São restritos a grandes velocidades e ao acionamento quando
seco, pois pode resultar em danos nas palhetas e ranhuras nas janelas.
Rain Repellent (Líquido antiaderente a chuva) – Parece ser algo muito
sútil, mas um repelente em condições severas de chuva pode ser bastante eficaz
na remoção do excesso de água que até então tampava sua visão. Contém um óleo
de grande viscosidade onde são espalhados pelas palhetas dos limpadores. Isso
reduz a fricção de superfície, então a quantia de água presente consegue se
disperçar com mais facilidade. São estocados em reservatórios pressurizados e
comandados através de switchs na
cabine. Após aplicação do repelente nada se pode enxergar no exterior antes de
15 segundos passados, portanto é recomendado que cada piloto faça o
procedimento alternadamente. O líquido no geral tem um odor característico, e é
tóxico. Caso vazamento do fluido na cabine máscaras de oxigênio devem ser
utilizadas. Caso for feito um mal uso, esse líquido pode reter poeira e sujeira, efeito contrário ao seu propósito.
http://nan-tec.eu/wp-content/uploads/2015/02/nantec-GWR-Rain-repellent-011.jpg
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