segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Falando um pouco sobre as medidas mais usuais na aviação.

No Sistema Internacional de Unidades encontramos a padronização de números relacionados à medição, na aviação não é diferente. Por vezes não sabemos a origem daquela sigla após um indicador. Vale lembrar que há casos a parte na aviação, o que gera até certa contestação de integrantes da área. Vamos falar das mais comuns em nosso dia a dia:
 
NM; mn; nm - Mais comumente chamada por milha náutica ou milha marítima a qual uma unidade que equivale a 1,852 metros. Essa determina que 1' no arco de meridiano ou paralelo é exatamente uma milha. De qual projeção ou plotagem no mapa estamos falando? A dúvida gerada é explicada através de um plano cartesiano, que de largura possui 10800 náutica milhas de Norte a Sul, o nosso atual mapa de consultas World Air Charter (WAC). No entanto, vale lembrar que estamos lidando com a projeção de Lambert (projeção cônica secante que possui precisão nas áreas plotadas). A aversão da medição seria próximo dos polos que são ligados por círculos concêntricas o que gera diferenças entre paralelos. Conclui-se que para melhor precisão deveremos efetuar as medições em arco de meridiano numa carta WAC. Por outro lado a rota ortodrômica é uma linha reta devido aos meridianos, tornando-a quase perfeita.
 
Nó; Knots True Airspeed; Knots Indicated Airspeed -  Unidade de medida utilizada na aviação como fator determinante de velocidade baseada na milha náutica. Teve sua origem baseada nas navegações marítimas. 1 nó representa 1 nm/h, consequentemente 1,852 km/h.
 
A distância dada por milhas terrestre por sua vez ficou obsoleta, pois não foi confirmada de maneira científica.

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