quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Análise medicinal do voo 522 da Helios Airways

Acidente ocorrido com um Boeing 737-300″, colidiu contra uma montanha em 14 de agosto de 2005, ao norte de Maratoba e Varnavas, Grécia.

O voo 522 da Helios Airways estava programado para decolar às 9hr local, do Aeroporto Larnaca, no Chipre, e fazer uma escala em Atenas, a capital da Grécia, antes de seguir para Praga, na República Tcheca.

Acompanhe o episódio do Mayday, Desastres Aéreos.



Entrando na medicina do voo

Normalmente, a cabine de passageiros é pressurizada para manter uma altitude de 8.000 pés, independente da altitude que o avião esteja voando. Como a aeronave já estava a 14.000 pés, a tripulação tinha tendências à desorientação por causa da falta de oxigênio, principalmente integrantes que fumavam. 

Nessa fase do voo os passageiros estavam na Zona de Compensação completa de 6500 a 15000 pés.

Saturação de O na Hb: 83%

A saturação de oxigênio ocorre quando este se difunde dos pulmões para o sangue, uma pequena porção fica na parte líquida do plasma sanguíneo, e a outra porção se liga na parte sólida que é a hemoglobina (Hb). Os níveis normais correspondem a 98% de saturação, quando essa taxa diminui o organismo procura a compensação de alguma forma. No caso da taxa de saturação ser menor que 85 % ocorrem compensações fisiológicas que geralmente proporciona uma adequada proteção contra a hipóxia.

De 14000 para 34000 pés

Estágio das Perturbações: Saturação de O na Hb: 70%

Nesse estágio a hipóxia aumenta e o organismo não consegue manter a homeostase e assim não compensa o déficit de oxigênio, no entanto alguns sintomas tendem a aparecer como: fadiga, euforia, tonturas, perda de memória e cianose de extremidades.

Dessa forma o organismo não consegue compensar totalmente a deficiência de O nos tecidos.

No momento davam inicio às Manifestações Subjetivas – lassidão, fadiga, sonolência, euforia.
Manifestações Objetivas - Cianose ("arroxeamento") dos lábios e pontas dos dedos, má coordenação, falhas de apreciação, perda de características da personalidade, pulso rápido, coma, colapso e morte.

Naquela situação, as chances de encontrar alguém vivo eram remotas, pois se enquadravam no Estágio Crítico. Saturação O na HB: <60%.

Estágio Crítico: Saturação menor que 60% ocorre um colapso respiratório que altera os níveis de consciência podendo ocorrer convulsão e morte.



... A tripulação do voo 522, havia se perdido por falha de comunicação entre comissários e pilotos.

Possíveis soluções

- O a 100% (aplicação de máscaras de oxigênio).
- Diminuir altitude de cabine para menos de 10000 pés.





Nenhum comentário:

Postar um comentário