Existem vários tipos de pilotos, e não cabe a mim ficar diferenciando-os ou criticando seus atos, mesmo que seja facilmente notável a falta de zelo por parte de alguns. Mas, para abordar do assunto: Inspeção pré-voo ou "walk-around procedure" e manutenção é necessário ir a fundo, e conhecer um dos maiores fatores de indisplicência nesta fase preliminar do voo. Estou falando dele: o piloto complacente.
Vai falar que você nunca presenciou uma decolagem e por um momento pensou: Vai mesmo decolar assim? Pois é, parece ser raridade, mas ainda há muitas pessoas que adotam um estilo rústico, arcaico e até uma orgulhosa forma de lidar com sua aeronave "da minha aeronave, cuido eu". Esse conceito faz parte da TPM (Manutenção Produtiva Total). Engloba aqueles sujeitos que, com sua autonomia de pensamento "acima do padrão", retiram ideias que para si são concretas, mas sem pensar nas consequências.
Na aviação como num todo, podem surgir vários problemas derivados das citações nos parágrafos acima. Não é requisito para um bom comandante ser descuidado com o voo. A partir do momento em que acionamos uma aeronave, e enfim decolamos, estamos automaticamente proporcionando perigo. Em sua volta está um vasto espaço aéreo, compartilhado diretamente com quem cumpre seu papel diariamente.
Portanto, me encarrego de frisar que a responsabilidade provém da ética e personalidade daqueles que não querem, principalmente, conduzir o mau ao inocente.
Ilustrando o artigo, a imagem abaixo nos indica o que sucede ao esquecimento ou o pensamento: "as coisas estarão sempre, como eu deixei". Ou seja, em pleno estado de conservação.
Foto tirada em Julho de 2015. Aeroporto de Patos de Minas - MG.
Imagine as consequências de um ninho de pássaro feito no berço do motor, e o quão simples poderia ser facilmente evitado. Uma simples ação pós-voo: colocação de capas protetoras na entrada de ar do motor. Considerando as possíveis causas, creio que houve negligência e foi uma das várias maneiras de "se brincar com aviação". Tudo que foi feito em prol da segurança aérea tem um principio e é pra ser seguido ou usado. Faça o uso do checklist, mesmo que seja por conferência, não se entregue a experiência.
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