quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Embraer, Boeing e Airbus



Como uma das maiores e mais respeitadas empresas aéreas mundiais, a Embraer tem fundamentos bem sólidos para a composição e execução de seus projetos o que a leva fazer tanto sucesso, não só no Brasil mas em vários países mundo afora.

As aeronaves da Boeing e da Airbus eram grandes demais para operarem em aeroportos menores, forçando as companhias a fazerem os HUBs, aumentando drasticamente no tempo em que um passageiro ficava na aeronave pois faziam uma, duas e até três escalas em aeroportos que não era seu destino. Assim a aeronave ficaria  com bons números de passageiros e a companhia não tomasse prejuízo.

Com a produção de aeronaves de pequeno porte a operação foi facilitada, como pousos em pistas menores. Isso fez com que o custo das empresas diminuísse, pois uma aeronave menor e cheia de passageiros satisfeitos com o serviço é muito mais lucrativa e econômica que uma aeronave muito grande e com poucos passageiros insatisfeitos devido ao tempo perdido e preço de passagens. A Embraer decidiu pensar no cliente final como método de produção, mantendo uma produção enxuta e sem gastos adicionais e desnecessários, ela conseguia fazer um produto mais barato e eficiente para satisfazer o passageiro principalmente no valor observado, onde o cliente leva em conta preço, conforto, tempo gasto entre outros fatores levantando assim o custo-benefício de utilizar uma ou outra companhia aérea.

Sabe-se que, há anos, a indústria aeronáutica é um dos mercados mais concorridos do mundo e que vem se intensificando cada vez mais. O crescimento exponencial de empresas como a Embraer, tem feito que as grandes empresas, Boeing e Airbus, busquem cada vez mais inovações tecnológicas e operacionais para se manterem no topo do mercado.

No início dessa grande competição, as concorrentes procuravam por aviões mais largos e atualmente procuram desenvolver aviões mais econômicos já que é a principal exigência das linhas aéreas. Porém, elas seguem um princípio similar de funcionamento, analisando os diferentes sistemas das fabricantes. Podemos ver claramente que elas seguem o mesmo objetivo na fabricação de um sistema, mas que consta com diferenças que gera resultados para sair ganhando no mercado. Procuram pensar em aviões menos poluentes, pois atualmente o meio-ambiente é uma questão bem discutida na aviação, já que a mesma tem um grande nível de envolvimento, pois toneladas de combustíveis são jogados na atmosfera todos os dias.

Para essas mudanças ocorrerem extremas mudanças foram meditadas e realizadas ao longo dos anos, criando diversos sistemas e projetos e desenvolvendo excepcionais aeronaves que voam pelo mundo nos dias atuais, cada fabricante com seu ideário de produção. Contudo, cada uma apresenta uma filosofia de cabine e de sistemas à qual iremos falar em detalhes ao longo das postagens no blog. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário