Como conhecedores das máquinas que lidamos diariamente, nós pilotos devemos saber que força tais como, sustentação, arrasto, peso, massa, aceleração e inercia. Intensificam os processos de desgaste e deformação nas estruturas ao longo do tempo, além da velocidade, temperatura e altitude. No solo temos as forças geradas por frenagem, despressurização, empuxo e atrito.
Filosofia de designer
O projeto de construção de aeronaves modernas são controlados pelo regulamento detalhado no RBAC 23 para as aeronaves com uma massa inferior ou igual a 5.700 kg, e o RBAC 25 lista as necessidades para aeronaves de transporte aéreo de 5.700 kg e as aeronaves de uma massa superior. Ambos os documentos foram apenas implantados no sistema brasileiro para registro e homologação de aeronaves, pois são de origem americana (FAA) e européia (JAR) .
Estrutura primária - Esta é a estrutura que está tensa. Em caso de falha, a integridade estrutural da aeronave ficaria comprometida a um tal ponto que a aeronave poderia sofrido uma falha catastrófica.
Estrutura secundária - Esta estrutura é forçada mas em menor grau. No caso de uma falha, a aeronave não iria sofrer uma falha catastrófica, mas poderia ser limitada em operação.
Estrutura terciária - Esta estrutura não está estressada e não causaria uma falha catastrófica.
Projeto limite de carga
Esta é a carga máxima que o projetista, ou fabricante de componentes espera ser suportada em operação.
Projeto final de carga
É possível que uma aeronave experimente cargas em excesso do projeto, um teste é realizado onde a carga mínima aplicada para a estrutura deve ser de 1,5 x Projeto limite de carga durante três segundos. Após a aeronave ser submetida a esta carga, pode haver deformação permanente da estrutura da aeronave, mas essa não deve ser totalmente destruida.
A diferença entre o DLL (design limit load ou projeto limite de carga) e DUL (design ultimate load ou projeto final de carga) é o fator de segurança. Isso é expresso como a proporção da relação entre DLL x DUL. Em aeronaves modernas, o projeto estrutural e materiais são usados para se adequar ou superar o regulamento sobre o fator de segurança.
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