terça-feira, 4 de agosto de 2015

Desempenho e motores de aeronaves.


Para começar a introduzir assuntos relacionados a desempenho de aeronaves é necessário distinguir os tipos de motores equipados em helicópteros e aviões.

 
Citarei em três itens um breve significado da nomenclatura de motores que destaquei como pontos importantes.

 Motor turbo eixo – Um motor a gás semelhante ao turboélice diferencia-se por possuir uma roda livre após a seção de turbinas ou seção quente do motor. Esta não é ligada mecanicamente ao compressor, apenas aciona uma caixa de engrenagens ou gearbox. Esse princípio de turboeixo é utilizado em helicópteros, navios e máquinas industriais.

 
Motor turboélice – Nada mais é do que um motor a gás que trabalha com uma hélice ligada a uma caixa de redução. Lembrando que nesse caso chamamos a força gerada de tração devido à hélice.


 
Motor turbofan – O motor turbojato trabalha na ordem da razão de bypass, possui também uma hélice em sua área frontal chamada de fan. Esse sim é um motor a “reação”, se enquadra na terceira lei de Newton ação e reação gerando empuxo dado por lbf ou kgf.


Motor turbojato - Motor muito utilizado desde a Segunda Guerra Mundial mas que hoje se torna inviável pelo alto consumo e nível de ruído. O ar tem caminho direto para os compressores pois esse não possui dutos de resfriamento em área externa, sendo assim possui uma taxa de variação menor do que os atuais motores civis. Assim como o motor turbofan ele é caracterizado como "motor a reação".

 


Considerações finais: Diferente da nomenclatura de potência de um motor a pistão (hp) os motores a gás tem potência denominada de SHP Shaft Horsepower.
Gráfico de eficiência entre turboélice e turbojato
 
 
A eficiência do Turboélice (Turbo Prop) cai com aumento de velocidade por causa do limite de rotação da hélice que tem sua velocidade aumentada na ponta, proporcionando algumas situações adversas ao passar desse limite.

 
 
Serão postadas muitas matérias sobre motores no blog, algumas matérias necessitarão de aprendizado prévio devido alguns termos que passam despercebidos e são extensos para um só artigo.

 Imagens disponível em JAA ATPL Training - Powerplant Jeppesen



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário