Para começar a introduzir assuntos relacionados a
desempenho de aeronaves é necessário distinguir os tipos de motores equipados
em helicópteros e aviões.
Citarei em três itens um breve significado da
nomenclatura de motores que destaquei como pontos importantes.
Motor turboélice – Nada mais é do que um motor a
gás que trabalha com uma hélice ligada a uma caixa de redução. Lembrando que
nesse caso chamamos a força gerada de tração devido à hélice.
Motor turbofan – O motor turbojato trabalha na
ordem da razão de bypass, possui também uma hélice em sua área frontal chamada
de fan. Esse sim é um motor a “reação”,
se enquadra na terceira lei de Newton ação e reação gerando empuxo dado por lbf
ou kgf.
Motor turbojato - Motor muito utilizado desde a Segunda Guerra Mundial mas que hoje se torna inviável pelo alto consumo e nível de ruído. O ar tem caminho direto para os compressores pois esse não possui dutos de resfriamento em área externa, sendo assim possui uma taxa de variação menor do que os atuais motores civis. Assim como o motor turbofan ele é caracterizado como "motor a reação".
Considerações finais: Diferente da nomenclatura de
potência de um motor a pistão (hp) os motores a gás tem potência denominada de
SHP Shaft Horsepower.
Gráfico de eficiência entre turboélice e turbojato
A eficiência do Turboélice (Turbo Prop) cai com aumento de velocidade por causa do limite de rotação da hélice que tem sua velocidade aumentada na ponta, proporcionando algumas situações adversas ao passar desse limite.
Serão postadas muitas matérias sobre motores no
blog, algumas matérias necessitarão de aprendizado prévio devido alguns termos
que passam despercebidos e são extensos para um só artigo.
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